SAC: (94) 3346-2196 | 8157-2625 | 9180-7878
Atendimento via Skype
Siga-nos:

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Informativos

#IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS - “DIAMANTE DE HOMMELL”

Publicado em: 16/06/2017

diagrama de Hommel, mundialmente conhecido pelo código NFPA 704 - mas também conhecido como diamante do perigo ou diamante de risco -, é uma simbologia empregada pela Associação Nacional para Proteção contra Incêndios (em inglês: National Fire Protection Association), dos Estados Unidos da América.

Nela, são utilizados quadrados que expressam tipos de risco em graus que variam de 0 a 4, cada qual especificado por uma cor (branco, azul, amarelo e vermelho), que representam, respectivamente, riscos específicos, risco à saúde, reatividade e inflamabilidade.

Quando utilizada na rotulagem de produtos, ela é de grande utilidade, pois permite num simples relance, que se tenha ideia sobre o risco representado pela substância ali contida.

As quatro divisões são normalmente codificadas por cores, com o azul indicando o nível de perigo para a saúde , vermelho indicando o nível de inflamabilidade , amarelo a reatividade e branco contendo códigos especiais para riscos exclusivos de cada composto.

Cada uma das cores é taxada em uma escala de 0 (sem risco; substância normal) a 4 (risco sério ou grave).

Etiqueta NFPA

SAÚDE (AZUL)

4 - Mortal - exposição curta a esta substância há perigo de morte.

3 - Extremamente perigoso - exposição a esta substância pode causar sérios danos à saúde.

2 - Perigoso - exposição a esta substância causa danos à saúde.

1 - Pequeno perigo - exposição a esta substância causa danos secundários à saúde.

0 - Ausência de perigo - exposição a esta substância não oferece risco significante à saúde.

INFLAMABILIDADE (VERMELHO)

4 - Ponto de fulgor abaixo de 27ºC e ponto de ebulição abaixo de 37,7ºC - esta substância é muito inflamável, volátil ou detonadora. Estas características são dos gases inflamáveis ou líquidos extremamente inflamáveis.

3 - Ponto de fulgor abaixo de 37,7ºC - esta substância é inflamável, volátil ou explosiva.

2 - Ponto de fulgor abaixo de 93,3ºC - esta substância pode se inflamar através de uma fonte de calor. Esta característica é dos líquidos combustíveis.

1 - Ponto de fulgor acima de 93,3ºC - esta substância deve estar próximo de uma fonte com temperatura elevada para se inflamar. A maioria dos sólidos inflamáveis estão nesta categoria.

0 - Não é inflamável - esta substância não queima (não combustível).

REATIVIDADE (AMARELO)

4 - Pode detonar - esta substância em condições normais de pressão e temperatura pode detonar (Km/s).

3 - Explosiva - esta substância explode (cm/s) em contato com fonte de calor, choque ou água.

2 - Instável - esta substância provoca reação química violenta em contato com água em condições normais de pressão e temperatura.

1 - Normalmente estável - esta substância pode ficar instável (não violenta) em condições de pressão e temperatura elevadas ou quando em contato com água.

0 - Estável - esta substância permanece estável mesmo em condições de pressão e temperatura elevadas ou em contato com a água.