NR-03 - PPRA - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais.

Conteúdo Programático:
Esta norma regulamentadora (nr-9) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do programa de prevenção de riscos ambientais - PPRA, visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Estrutura do PPRA.

Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma.
Estratégia e metodologia de ação.
Forma de registro, manutenção e divulgação dos dados.
Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
Desenvolvimento do PPRA.
O desenvolvimento será efetivado através de cronograma, incluindo as seguintes etapas:
Antecipação e reconhecimento e metas de avaliação e controle;
Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;
Monitoramento da exposição aos riscos, tendo como base o laudo de riscos ambientais;
Registro e divulgação dos dados.
Programação
Depois de detectados os possíveis agentes perniciosos a saude do trabalhador e ao ambiente de trabalho, cronogramas de atividades são apresentados, voltados ao Planejamento das ações