eSocial entrou em vigor hoje para 14 mil empresas
Teve início hoje (8) em todo o país a primeira etapa de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Ao todo a etapa envolve 14,4 mil empresas, que faturaram mais de R$ 78 milhões em 2016 ou que aderiram voluntariamente, de acordo com a Receita Federal. Juntas, elas empregam 15 milhões de trabalhadores, um terço do total.
O prazo para as empresas cumprirem a primeira etapa começa nesta segunda-feira e se estende até o dia 28 de fevereiro. Nesse período, disse a Receita, o sistema receberá apenas as informações cadastrais dos empregadores e as relativas às suas tabelas, tais como estabelecimentos, rubricas, cargos, etc. Somente a partir de março será possível o envio dos eventos não periódicos. Até lá, será possível fazer os ajustes necessários na qualificação cadastral dos funcionários, por exemplo.
Segundo o órgão, não há obrigatoriedade de envio dos dados necessariamente nos primeiros dias e a empresa pode fazer os eventuais acertos necessários em seus sistemas internos, bem como se utilizar do ambiente de produção restrita para seus testes, para só depois começar a enviar informações à Base Nacional.
Nos próximos dias, estará disponível no portal do eSocial, o canal "Fale Conosco" onde serão recebidas as dúvidas e as críticas sobre o sistema.
No fim de novembro (2017) a Receita Federal anunciou o cronograma de implantação do eSocial, que seguirá em mais duas etapas.
A segunda etapa começará em 16 de julho de 2018 e vai incluir micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs). Para órgãos públicos, irá vigorar a partir de 14 de janeiro/19.
Ainda na primeira etapa que começa hoje as empresas deverão enviar o Cadastro do Empregador e as Tabelas para o eSocial, a partir das 8h.
Com o sistema, o governo vai receber as informações de 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. E, como você já sabe, vai triplicar a fiscalização da Receita Federal às empresas.
Você - empresário ou colaborador - fique atento ao cronograma e não deixe de se preparar.
E para você se preparar, conte conosco e participe de Palestras grátis sobre eSocial.
Fonte: (zenaide.com.br /www.contabeis.com.br)
Quem lida com qualquer assunto de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) se depara com as normas regulamentadoras logo cedo. Elas são documentos oficiais do governo que definem diretrizes para a implementação de ações, programas e medidas de SST nas empresas.
O SGC Mobilização é um módulo do Sistema de Gestão de Contratos que centraliza o processo de mobilização de terceiros da Vale no Brasil.