RAC 03 Prevenção de Riscos em Equipamentos Móveis

Carga horária:
4 horas
Periodicidade de reciclagem:
Três anos
Objetivos de aprendizagem:
Ao fim da capacitação, o empregado deverá:
I. Definir os conceitos gerais ligados a equipamentos móveis.
II. Identificar os equipamentos básicos utilizados em atividades com equipamentos móveis.
III. Listar os benefícios individuais e coletivos da prevenção de acidentes com equipamentos móveis.
IV. Identificar e controlar os riscos associados à área de movimentação com equipamentos móveis.
V. Identificar as diferentes situações de risco associadas à condução de equipamentos móveis e às atividades executadas em equipamentos móveis.
VI. Aplicar os conceitos, os requisitos e os procedimentos de segurança durante as atividades de pré-operação, operação e manutenção de equipamentos móveis.
VII. Aperfeiçoar as práticas de segurança dos profissionais em atividades realizadas com equipamentos móveis.
Aplicação:
- Operação de equipamentos móveis próprios, arrendados (leasing) ou alugados pela Vale, bem como aos equipamentos de prestadores de serviço que façam parte do escopo do contrato com a Vale, que atuem em vias públicas, áreas internas, áreas de mineração subterrânea e de superfície.
- Superfície: motonivelador, escrêiper, retroescavadeira, escavadeira, pá carregadeira, trator, empilhadeira de garfo, manipulador de pneus, caminhão fora de estrada e outros caminhões1.
- Mineração subterrânea: carregadeira, caminhão, carro transportador, equipamento para atirantamento e equipamento para escoramento de teto.
- Não se aplica aos equipamentos sobre trilhos ferroviários, pontes rolantes e monovias.
- Para outros equipamentos móveis não listados, deve ser elaborada uma análise de riscos documentada a fim de estabelecer as medidas de controle dos riscos necessárias.
Conteúdo programático:
»» Equipamentos Móveis e Dispositivos de Segurança
• Equipamentos móveis de superfície
• Equipamentos móveis de mina subterrânea
• Dispositivos de segurança
»»Riscos e Medidas de Prevenção
• Riscos associados
• Medidas de prevenção
• Incidentes típicos
»»Responsabilidade do Operador
»» Normas e Regulamentos